Como inovar com foco na realização de valor?

Inovar com valor

O que antes era diferencial, hoje virou consenso. A inovação se tornou fundamental para empresas de quaisquer portes ou segmentos, um processo que só se acelerou com a pandemia. Permanecer com as mesmas estratégias, produtos, serviços ou modelos de negócio dificilmente trará resultados diferentes. Mas, sair atirando para todos os lados, submeter-se a reuniões e encontros estressantes ou, ao contrário, ficar horas em ambientes de descompressão para tentar extrair uma única boa ideia não são os melhores caminhos para inovar.

A inovação deve caminhar de mãos dadas com a gestão. Para além de uma metodologia que valoriza a criatividade e o ineditismo, inovar requer processos, métricas, análises e muita tentativa e erro, buscando sempre que eles sejam grandes fontes de aprendizagem.

Como inovar, afinal?

Primeiramente, é preciso entender como essa combinação funciona. Este processo é chamado de gestão da inovação e reúne as melhores práticas de ambas as áreas, buscando estabelecer possibilidades de acompanhar a inovação, de modo a entender como ela pode gerar valor para uma empresa, sem engessá-la.

Para auxiliar as empresas nessa empreitada, foi publicada a ISO 56002, que já certificou mais de 100 empresas em todo o mundo apenas um ano. No Brasil, quatro companhias possuem o atestado de conformidade à norma e há outras 85 interessadas em implementar esse modelo internacional de gestão já no próximo ano.

A norma ajuda a estabelecer quais são os objetivos da empresa ao inovar. Ela pretende atrair mais clientes por meio da melhoria de um produto ou serviço? A inovação será implementada em apenas uma área que precisa de otimização? Ou é hora de reinventar o próprio negócio antes que uma tecnologia dirruptiva o faça? Antes de dar qualquer passo, as metas precisam estar bem claras – especialmente para os gestores.

A cultura da inovação

Os líderes tem um papel fundamental, disseminando todos os valores e propósitos da empresa para os colaboradores. A cultura de inovação precisa permear todos os níveis hierárquicos e setores. É preciso criar um ambiente favorável à geração de ideias. Para que as estratégias tenham sucesso, alguns fatores são fundamentais, como engajamento e participação. Além disso, um gestor precisa ser responsável por conduzir o projeto, extraindo o melhor de cada colaborador e suas ideias.

Finalmente, é hora de estruturar os processos que conduzirão a empresa aos melhores resultados. Nesse momento, será preciso validar as ideias de forma multifatorial. Há tecnologia suficiente para viabilizar o projeto? É financeiramente possível? A proposta tem aderência no mercado? Apesar da demanda existente, de que forma é possível apresentar essa ideia ao público de forma persuasiva e comerciável? Quando essas e outras perguntas relacionadas tiverem sido respondidas, é hora de finalmente tirar a ideia do papel e transformá-la em um MVP (Produto Minimamente Viável).

Durante todo o processo, é preciso ter em mente a realização de valor. De nada adianta uma empresa ter a ideia mais inovadora do mundo se ninguém quiser pagar por ela – ou ela for tão cara que ninguém possa pagar por ela. Todo o processo deve ser tecnológica, financeira e humanamente sustentável. Assim, a inovação se torna muito mais assertiva e rentável para o negócio. Por fim, é como sempre dizemos aqui na PALAS: inovação é a criatividade emitindo nota fiscal!

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