Mindset de inovação: como desenvolver na sua empresa?

imagem de um homem sentado na frente de um computador pensativo

O sucesso ou fracasso de um processo inovador depende de inúmeros fatores. Afinal, cada negócio possui suas estratégias, pontos fortes e fracos a serem explorados em prol de suas metas.

 

Mas, independentemente da ação tomada, algo é certo: quanto maior for o mindset de inovação explorado internamente, mais chance a companhia terá de alcançar seus objetivos e excelentes resultados.

 

Muito além do que ter claro onde se deseja chegar, um bom planejamento é essencial para o desenvolvimento de um processo assertivo frente à linha de chegada. É preciso estudar o mercado, conhecer a fundo seus concorrentes, público-alvo e, com isso, testar diferentes soluções, visando a implementação de processos disruptivos.

 

Em qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento, esses ideais devem ser estimulados em todos os times, de forma que trabalhem em conjunto, em busca de propostas inovadoras para o crescimento do negócio.

 

Quando implementado de forma eficaz, pode trazer inúmeras vantagens competitivas para a companhia. Mas, quando não encorajadas, trarão fortes empecilhos para o desenvolvimento de qualquer proposta inovadora.

 

Por isso, neste texto, você entenderá a fundo a importância do mindset de inovação para as empresas, e como desenvolvê-lo internamente com a máxima assertividade. Veja os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

O que é um mindset de inovação?

O mindset de inovação é uma mentalidade abrangente, voltada para qualquer processo inovador. Ele compreende um conjunto de perspectivas baseado na criação de produtos, processos, modelos de negócio e valor interna e externamente, envolvendo toda a cultura organizacional.

 

Praticamente, ele representa a soma da postura, dos interesses, habilidades, conhecimentos, prioridades e valores defendidos pela companhia. Todas essas características são essenciais para que o processo de inovação ocorra de maneira assertiva, dando suporte para lidar com quaisquer desafios que possam aparecer.

 

Quando integrado ao dia a dia de todos os times, o mindset de inovação incentiva a reinvenção constante, buscando continuamente soluções inovadoras que possam alavancar o negócio no mercado.

 

Afinal, independentemente da estratégia adotada, qualquer projeto inovador exige o ato de pensar diferente, saindo do senso comum e desenvolvendo propostas que gerem valor para a empresa. E, a única maneira de alcançar os objetivos traçados, é incorporando uma mentalidade que busca problemas antigos e cria soluções novas.

 

Essa perspectiva é capaz de impulsionar fortemente a criatividade em todos os membros da companhia, promovendo a geração contínua de ideias em prol da implementação de uma cultura de inovação internamente.

Quais as características de um mindset de inovação?

Não existe um único caminho ou segredo para desenvolver um mindset de inovação. Mas, independentemente de seu propósito, existem certas características importantes que essa perspectiva deve conter para que a empresa conquiste suas metas estipuladas. São elas:

 

  • Questionamento constante sobre o estado atual das coisas;
  • Profundidade na análise das causas dos problemas;
  • Execução de potenciais soluções;
  • Trabalho em equipe, visando agregar valor;
  • Flexibilidade para desaprender e aprender coisas novas;
  • Participação de mudanças e correções.

 

Cada um desses pontos representa alguma habilidade, postura ou atitude que deve ser desenvolvida a todo o momento durante o processo de inovação. Mesmo ainda inexistentes, podem ser criadas e aprimoradas ao longo do tempo, desde que mantenha uma consistência, dedicação e papel ativo da liderança na empresa.

 

Quanto mais for incentivada, maiores serão as chances de criação de uma verdadeira gestão inovadora, capaz de sustentar novas ideias, investimentos em tecnologia e testes de novas etapas.

Como implementar um mindset de inovação?

Nenhum mindset de inovação nasce pronto. Muito menos, possui uma receita pronta para sua implementação. Mas, seu desenvolvimento pode ser fortemente facilitado e assertivo quando acompanhado de determinadas ações rotineiramente na empresa.

 

Veja as mais importantes:

 

Faça um mapeamento interno

Antes de adotar um mindset de inovação, as empresas precisam realizar um mapeamento interno minucioso, analisando suas lacunas e pontos fracos que necessitam de uma maior atenção.

 

Mas, ao contrário do que muitos acreditam, esse estudo não precisa ser aplicado em ações que exijam investimentos elevados ou ações complexas. Pequenas mudanças em pontos que passam despercebidos por muitos, podem ser, justamente, as ações que farão com que a companhia se destaque no mercado.

 

Promova a geração de ideias para o mindset de inovação

Um dos maiores pensamentos equivocados sobre a inovação é sua associação a algo grandioso ou exclusivo para as maiores corporações do mercado.

 

Mas, a verdade é que uma ideia inovadora pode surgir de qualquer lugar, até mesmo de propostas simples, capazes de promover uma verdadeira mudança na empresa.

 

Seja por meio de um processo, método, produto, ou a combinação de inúmeros fatores, ideias podem surgir a qualquer momento. Por isso, um bom mindset de inovação exige que a empresa promova essa geração de insights em todos os times, disseminando a importância da colaboração de todos para este objetivo.

 

Uma das melhores estratégias de incentivo a essa prática, é o programa de ideias voltado para a inovação. Ele representa uma abordagem de incentivo ao compartilhamento de propostas e sugestões dos profissionais de uma empresa, contribuindo para a identificação de problemas e, a partir disso, suas possíveis resoluções.

 

Desenvolva uma cultura do erro

Errar é inevitável. Na verdade, faz parte do nosso cotidiano, seja em meio profissional ou pessoal. No processo de inovação, essas tentativas não devem ser punidas ou desmerecidas completamente, mas sim vistas como janelas de oportunidade de aprendizado, trazendo novas perspectivas para a empresa.

 

Afinal, em muitas empresas, o medo de errar perante os trabalhadores faz com que as companhias percam ótimas oportunidades de inovar.

 

Por isso, conscientizar os times sobre essa cultura do erro é, talvez, um dos pontos mais importantes na implementação de um mindset de inovação. É preciso entender que eles são comuns de acontecerem em qualquer companhia e que, acima de tudo, devem ser aproveitados ao máximo como parte da experiência.

 

Ao invés de engessar e punir propostas aparentemente ruins, estimule a participação de todos e dê feedbacks constantes. Colha o máximo de informações possíveis, aplique um funil de inovação sobre as sugestões e teste todas que considerar mais promissoras.

 

Com essa perspectiva, seu negócio pode adquirir conquistas incríveis de fontes inesperadas.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Conduzir essa jornada nem sempre é fácil. Principalmente, para aquelas que possuem processos complexos, burocráticos e nunca entraram em contato com estes ideais.

 

Por isso, contar com o apoio de uma consultoria especializada pode ser a peça-chave para alavancar a inovação na companhia.

 

Profissionais com expertise em desenvolver este mindset de inovação auxiliarão em todas as etapas do processo, desde o mapeamento interno até as possíveis ações a serem tomadas, com base nas metas de cada um.

 

Esse é o caso da PALAS. Na missão de ajudar cada vez mais empresas a transformarem ideias em resultados, criamos uma metodologia robusta para levar a inovação ao dia a dia das companhias.

 

Somos a única consultoria no Brasil a participar da formatação da ISO de inovação, a grande responsável por fornecer as diretrizes a serem seguidas por cada negócio em busca de inovar cada vez mais.

 

Venha saber como a PALAS pode ajudar sua empresa a crescer e se destacar com um sistema de gestão de inovação! Entre em contato.

 

Conclusão

Não existe nenhuma estratégia de inovação eficaz, sem um grupo de pessoas qualificadas por trás. Mas, para prepará-las para esta jornada, apenas o estímulo a um mindset de inovação fará com que aprimorem seus pensamentos para ideias possíveis de trazerem soluções efetivas para a companhia.

 

Ao invés de mirar as ações em investimentos tecnológicos para o negócio, é preciso expandir a mente para soluções diferentes, práticas e de impacto. Sair do senso comum, escapando de propostas óbvias, resolvendo problemas de um jeito novo e fazendo as coisas de um jeito diferente.

 

Ser inovador não depende dos mais sofisticados recursos tecnológicos. Mas sim, entender que existem muitos problemas que precisam de uma mente inovadora que busque soluções inusitadas. Apenas assim, as empresas conseguirão se destacar em meio a um mercado cada vez mais competitivo.

 

Em nosso blog, você pode conferir outros artigos sobre o universo da inovação. Dê uma olhada e não deixe de compartilhar este texto nas redes sociais.

Compartilhe:

Entre em
contato conosco

Iniciar Conversa
Fale conosco!
Fale conosco!