English EN Portuguese PT Spanish ES

Gestão de inovação: tudo o que você precisa saber!

O que define uma gestão de inovação eficiente?

Manter um negócio à frente no mercado, garantindo seu crescimento e competitividade não é uma tarefa fácil. Por isso, muitas empresas vêm apostando em estratégias de inovação que as diferenciem de seus concorrentes e que garantam grandes benefícios.

 

Para aquelas que se aventuram nesse processo, não basta inovar sem monitorar seus resultados.

 

A gestão de inovação é imprescindível para que as organizações acompanhem o desenvolvimento das estratégias adotadas, o que está dando certo e errado e, o que ainda deve ser aperfeiçoado.

 

Ela compõe um conjunto de métodos e ferramentas que devem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada empresa. Quando bem estruturada e analisada, os resultados conquistados têm grandes chances de serem excelentes.

 

Neste texto, iremos desmistificar o conceito de inovação para, a partir disso, explicar de que forma sua gestão pode trazer todas as vantagens competitivas e de crescimento para o seu negócio. Ainda, com dicas importantes de como implementá-la.

 

Confira os tópicos que serão abordados:

 

  • O que é inovação?
  • O que é gestão de inovação?
  • Quais os benefícios da gestão de inovação?
  • Como implementar a gestão de inovação?

 

Vamos começar.

O que é inovação?

De forma abrangente, a inovação é uma ideia que, em seu final, gere algum valor e atenda a uma necessidade real. E, ao contrário do que muitos pensam, ela não está necessariamente ligada à tecnologia.

 

Uma ideia inovadora pode surgir de qualquer lugar e, ainda, ser aplicada de muitas formas distintas. Na prática, pode ser desenvolvida por meio de um serviço, processo, produto, ou pela combinação de mais de um deles.

 

Em qualquer uma delas, o que importa é ter claro que a inovação deve ser entendida como a busca de uma nova forma de resolver um problema, gerando benefícios para empresas ou pessoas. Fora isso, é importante desmistificar a relação e similaridade entre inovação e invenção.

 

Essa confusão acontece com certa frequência pois enquanto o primeiro está relacionado com a geração de um valor, não bastando ser simplesmente algo novo, o segundo está relacionado com o descobrimento de algo novo, sem que necessariamente gere algum valor.

 

Nem toda invenção é uma inovação, são processos e objetivos completamente distintos e cujos termos são extremamente importantes para um melhor entendimento sobre o que define uma gestão de inovação.

 

O que é gestão de inovação?

Partindo da definição acima, a gestão de inovação é a estruturação de um processo que permita que todas as ideias inovadoras sejam aplicadas na organização.

 

É por meio dela que todas as definições de objetivos, diretrizes a serem seguidas e métricas a serem aplicadas são estabelecidas. Tudo isso para proporcionar a criação de meios e métodos que gerem valor.

 

Todas as ideias inovadoras somente conseguirão se concretizar por meio de uma gestão de inovação eficiente. Para isso, esse processo deve compor ações e práticas indispensáveis, tais como: planejamento, organização, gerenciamento e controle.

 

Normalmente, uma gestão de inovação é desenvolvida em três fases: começo, meio e fim. Vamos entender melhor o que compõe cada uma delas.

 

Começo da gestão de inovação

Esta etapa corresponde à entrada das ideias inovadoras.

 

Aqui, é importante ressaltar que qualquer sugestão deve ser recebida e analisada com bons olhos, sem que haja um pré-julgamento. Afinal, uma ideia inovadora pode surgir de qualquer lugar e dos mais simples detalhes.

 

Nesta etapa, muitas empresas apostam na inovação aberta para a busca e coleta de informações em fontes externas e internas. Quanto maior for sua abrangência, maior a chance de conquistar o resultado desejado.

 

Meio da gestão de inovação

Esta etapa intermediária é onde, de fato, ocorre o processo de gestão de inovação.

 

Aqui, todos os processos operacionais impactados no desenvolvimento do plano de inovação são gerenciados, com o objetivo de acompanhar e verificar seu andamento eficaz.

 

Fim da gestão de inovação

Uma vez que todos os processos são monitorados, chega o momento de verificar os resultados conquistados com a gestão de inovação.

 

Todas as entregas devem ser analisadas minuciosamente, para que seja possível verificar a eficácia de todo o desenvolvimento do projeto e, se há a necessidade de alguma mudança ou nova tentativa.

Quais os benefícios da gestão de inovação?

Estratégias inovadoras podem fazer toda a diferença para a promoção de verdadeiras mudanças no negócio e, consequentemente, permitir que se destaque e conquiste inúmeros benefícios valiosos para seu funcionamento.

 

Seja a curto, médio ou longo prazo, a gestão de inovação é indispensável para o acompanhamento do desenvolvimento do projeto escolhido, garantindo sua eficácia e a conquista dos resultados desejados.

 

De maneira geral, podemos destacar as principais vantagens dessa gestão:

 

Melhorias contínuas

A adoção de uma ideia inovadora e sua consequente gestão proporciona uma melhoria contínua nos processos organizacionais aplicados.

 

Em outras palavras, a gestão de inovação é capaz de aperfeiçoar o processo em pauta, garantindo sua máxima eficácia a fim de concretizar as metas inovadoras estipuladas.

 

Otimização dos resultados pela gestão de inovação

Como resultados das melhorias contínuas, a gestão de inovação contribui para uma otimização dos resultados desejados.

 

Isso pode ser alcançado de diversas formas. Seja por meio de melhorias em processos mais operacionais, como na eliminação de desperdícios ou aperfeiçoamento na execução das atividades, ou em áreas mais estratégicas como o desenvolvimento de novos produtos ou serviços que atendam às expectativas dos clientes.

Aumento da competitividade por meio da gestão de inovação

Todas as melhorias acima contribuem para uma maior qualidade do produto ou serviço ofertado, uma maior satisfação dos consumidores e, como consequência, para um aumento da competitividade da empresa no mercado.

 

Como resultado desse destaque, a lucratividade da organização também será maior, frente a uma maior quantidade de clientes e um aumento de suas vendas. Isso se torna ainda maior se levarmos em conta a redução de custos operacionais, também decorrentes das melhorias aplicadas.

 

Mudança na cultura organizacional graças à gestão de inovação

Para que a gestão de inovação alcance com maior assertividade os resultados desejados, é importante que ela atinja e esteja clara entre todos os membros da organização, e não somente os que forem responsáveis por sua aplicação.

 

Na prática, ela demanda por uma mudança na cultura organizacional, estimulando a criação de um ambiente criativo e colaborativo para que todos possam contribuir com novas ideias.

 

Além de proporcionar um maior engajamento, também contribui para que as empresas estejam mais preparadas para lidar com novas situações, cenários imprevisíveis e, principalmente, identificar ideias promissoras e como desenvolvê-las.

 

Retenção de talentos

Colaboradores que se sentem importantes na empresa e enxergam a valorização de seu trabalho e ideias para o desenvolvimento de projetos inovadores, se sentirão mais motivados a permanecer na organização.

 

Uma gestão de inovação somente será bem sucedida por meio da presença e participação de pessoas com mente aberta, favorecendo a criatividade em prol de melhores resultados.

 

Como implementar a gestão de inovação?

Alcançar os resultados desejados em um projeto de inovação não é uma tarefa fácil. Para isso, a gestão de inovação deve passar por algumas etapas cruciais para sua eficácia. Veja quais:

 

Defina uma estratégia para a gestão de inovação

O primeiro passo para implementar uma gestão de inovação é definir qual estratégia será seguida.

 

Aqui, é importante estabelecer os objetivos desejados, recursos disponíveis, as pessoas que estarão envolvidas e as diretrizes para todo o processo. Todas essas informações são essenciais para que não haja dúvidas sobre o desejado e, o que deve ser feito para alcançar o que for estipulado.

 

Adote um modelo de gestão de inovação eficiente

Existem diversos modelos de gestão de inovação disponíveis para serem adotados, de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa.

 

Dentre eles, um dos mais famosos e poderosos é o Design Thinking. Com uma metodologia de aplicação simples, ágil e bem planejada, possui uma abordagem de pensamento crítico e criativo para a organização de ideias e a busca de suas soluções.

 

Em qualquer modelo escolhido, é importante ressaltar que ele deve favorecer de fato a inovação. Métodos mais conservadores e não voltados à transformação, dessa forma, não são ideais para a gestão de inovação.

 

Estruture o processo de inovação

Toda gestão de inovação precisa de um processo bem estruturado por trás, para garantir sua eficácia.

 

Dentro desse processo, podemos citar a abrangência dos recursos financeiros necessários, ferramentas tecnológicas para sua execução, presença dos envolvidos em suas respectivas tarefas e, muito mais.

 

Com esses itens, será muito mais fácil acompanhar o desenvolvimento do projeto e se está funcionando dentro do esperado.

 

Invista em uma cultura de inovação

Por fim, uma cultura de inovação entre todos os membros da empresa é fator determinante para o desenvolvimento do projeto.

 

O incentivo da adoção da prática entre todos deve girar em torno de pensamentos, visão, DNA e objetivos. Dessa forma, todos estarão conscientes e poderão participar ativamente do compartilhamento de ideias e como aplicá-las a fim de conquistar melhores resultados para a empresa.

 

Conclusão

Uma boa gestão de inovação pode ser determinante para que o projeto de inovação na sua empresa alcance os resultados desejados. Afinal, de nada adianta ter uma ideia promissora sem o planejamento adequado para implementá-la.

 

Por isso, lembre-se de seguir todas as etapas que citamos acima e, ainda, contar com o auxílio de uma consultoria especializada como a PALAS.

 

Em nosso blog, temos diversos artigos sobre o mundo da inovação. Continue sua visita por lá e confira conteúdos ricos para a sua empresa.

 

Compartilhe:

Entre em
contato conosco

Iniciar Conversa
Fale conosco!
Fale conosco!