Como a Atento conquistou a certificação ISO 56002?

inovação

Multinacional líder em soluções de customer experience no Brasil e na América Latina, a Atento conquistou recentemente o certificado ISO 56002. O processo de implementação teve início em janeiro de 2020 e levou em consideração todas as iniciativas de inovação que a empresa já tinha. A ideia foi apostar na integração de suas ações para potencializar os resultados estratégicos da companhia.

Acompanhados de perto pela PALAS, consultoria pioneira na implementação da ISO 56002, a Atento desenvolveu um sistema de gestão da inovação completo e robusto, capaz de torná-la muito mais forte e preparada para lidar com as adversidades impostas pelas latentes transformações das tecnologias exponenciais. No total, foram cinco meses para que a empresa estivesse pronta para a auditoria de certificação, que foi realizada pela QMS.

O processo

Durante o processo, a PALAS ajudou a Atento a analisar as tendências que podem impactar o seu mercado, além de mapear riscos inerentes ao negócio e criar um funil de inovação, capaz de envolver os colaboradores na busca por ideias que podem alavancar a empresa. O maior benefício foi o alinhamento entre os níveis operacionais, táticos e estratégico por meio de uma plataforma digital, fazendo com que todos trabalhem de forma sincronizada em torno do propósito da empresa, que é ser pioneira no desenvolvimento e implantação de projetos de customer experience.

A conquista da Atento demonstra que a empresa está em sintonia com as melhores práticas mundiais em gestão da inovação. Isso garante uma grande vantagem competitiva à empresa, que estará sempre à frente na busca por soluções inovadoras e antenadas à eficiência operacional, mercadológica e tecnológica. A certificação reforça ainda que a empresa está muito mais preparada para lidar com as novas necessidades dos consumidores.

A ISO 56002

A Atento foi a quarta empresa brasileira a receber o atestado de conformidade da ISO 56002. Essa norma começou a ser elaborada em 2008, em meio à crise no sistema bancário. Durante 11 anos, especialistas de todo o mundo trabalharam na busca pelas melhores práticas em inovação em seus países, a fim de se chegar a um consenso para formatar uma norma de diretrizes para a inovação.

Baseada em oito princípios – abordagem por processos, realização de valor, direção estratégica, liderança com foco no futuro, adaptabilidade e resiliência, gestão de insights, gestão de incertezas e cultura colaborativa – o objetivo da norma é garantir que as empresas inovem de forma periódica, sistemática e focada na geração de valor. No mundo, estima-se que aproximadamente 100 empresas tenham sido certificadas na ISO de gestão de inovação, entre elas a AirBus e a Total Petroquímica.

Diretrizes para inovar

Cabe destacar que, num primeiro momento, muitas pessoas podem estranhar o fato de haver uma norma para inovar. Tem-se como senso comum o fato de que inovação depende de pensamentos abertos, disruptivos e até um pouco rebeldes para desafiar o status quo. No entanto, de nada adianta tanta ousadia e criatividade se ela não estiver canalizada para a emissão de notas fiscais. No final, o que importa é quanto valor a inovação está realmente gerando para a empresa.

Sabendo disso, a ISO 56002 figura como um manual de boas práticas, um guia de diretrizes e não de requisitos – como temos nas tradicionais normas ISO 9.001, de gestão da qualidade, e 14.001, de gestão ambiental. A própria ISO inovou ao entender que não existe receita de bolo para inovar. Os métodos e ferramentas que funcionam em uma empresa, não necessariamente vão funcionar em outra. Por isso, a necessidade de ter uma importante bagagem e know how na área de inovação para conseguir encontrar o caminho adequado para cada empresa.

Na Atento, desenvolvemos um processo extremamente customizado, levando em consideração a cultura, necessidades e principalmente os objetivos estratégicos da empresa. Agora, cabe à companhia trabalhar em prol das metas e indicadores que foram estabelecidos ao longo do processo de implementação da ISO 56002 para garantir que a inovação gere ainda mais valor para o seu cliente, a empresa e o mercado como um todo.

Leia também:
Como criar uma direção estratégica para a inovação?
ATENTO é a primeira empresa de contact center a conquistar a ISO 56002 no mundo


Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e siga a PALAS no LinkedIn.

Compartilhe:

Entre em
contato conosco

Iniciar Conversa
Fale conosco!
Fale conosco!