English EN Portuguese PT Spanish ES

Certificação ISO 56002: como obter e quais os benefícios da ISO de inovação?

Empresas que conquistam a certificação ISO 56002 adquirem uma relevância crucial para seu destaque no mercado. E, motivos não faltam para este reconhecimento.

 

Também conhecida como ISO de inovação, esta norma de diretrizes para a implementação de um sistema de gestão é reconhecida mundialmente por suas vantagens produtivas e de crescimento.

 

Criada após onze anos de intensos estudos, foi desenvolvida visando auxiliar as companhias a direcionarem seus esforços em estratégias com foco na inovação. Quando aplicada, permite que se tornem referência no mercado, ajudando na administração dos processos internos, reduzindo custos, e muitos outros benefícios.

 

Mesmo não sendo obrigatória, esta certificação traz um peso crucial no mercado nacional e internacional, servindo como um atestado de conformidade perante a eficácia do projeto de inovação seguido pela companhia.

 

Diante desta inegável valorização, neste texto, traremos os pilares que cercam a ISO 56002, as vantagens de sua certificação e como conquistá-la.

 

Confira os tópicos que iremos abordar:

 

  • ISO 56002: o que é a ISO de inovação?
  • Quais os benefícios da certificação da ISO 56002?
  • Como obter a certificação ISO 56002?

 

Vamos lá.

 

ISO 56002: o que é a ISO de inovação?

A ISO de inovação é uma norma de diretrizes voltada ao desenvolvimento de um sistema de gestão nas empresas.

 

Desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO), suas diretrizes devem ser adaptadas por cada companhia que inicia sua jornada de inovação.

 

Para sua efetividade, as necessidades, demandas e objetivos da empresa devem servir como base de análise, a fim de identificar a melhor jornada para sua implementação.

 

Visando a criação de sistemas de gestão padronizados, a ISO 56002 faz uso de metodologias ativas e interativas, de forma que as empresas consigam se adaptar a quaisquer transformações e possíveis empecilhos das transformações do mercado.

 

A flexibilidade é uma das principais forças motoras desta norma. Ao invés de estabelecer regras rígidas, cabe apenas às empresas escolherem o melhor caminho a ser percorrido, com base no que faz sentido ao negócio.

 

Quais os benefícios da certificação da ISO 56002?

Além de melhoria nos processos, a certificação ISO 56002 traz uma significativa redução nos desperdícios, chamados savings, uma diminuição dos custos e, o aumento da produtividade, uma vez que, a partir da implementação da norma, a organização passa a ter um melhor aproveitamento dos recursos.

 

Ao serem auditadas por um profissional qualificado, registrado em um organismo certificador, as empresas que adotam essa metodologia de governança de inovação passam por uma análise que verifica todo o processo adotado ao longo da jornada de implementação, bem como os itens que podem ser aperfeiçoados posteriormente.

 

Com este olhar isento, a empresa conseguirá ter um melhor gerenciamento de seus processos internos de inovação, coletando insights valiosos do mercado e como utilizá-los à seu favor.

 

Como consequência, a empresa passa a adotar a certificação como estratégia de marketing, visando demonstrar aos clientes que é uma empresa confiável e comprovadamente inovadora.

 

Em um breve resumo, as maiores vantagens de obter a certificação ISO 56002 são:

 

  • Melhor capacidade de lidar com incertezas;
  • Redução de custos, desperdícios e, consequentemente, uma maior lucratividade;
  • Maior engajamento entre os colaboradores;
  • Mais inovação em produtos e serviços;
  • Melhor reputação da empresa no mercado, viabilizando negócios com organizações de maior porte.

Como obter a certificação ISO 5002?

Qualquer empresa pode obter a certificação ISO 56002. Não há nenhum pré-requisito, capaz de ser adquirida por companhias dos mais diversos portes e segmentos.

 

Para isso, as candidatas devem passar por um processo de implementação composto de cinco fases. São elas:

 

  • Assessment – diagnóstico da empresa, a fim de identificar seu nível de maturidade em relação ao tema para um melhor aproveitamento da jornada de implementação;
  • Comitê de inovação – definição dos membros que serão responsáveis por garantir a criação e o funcionamento do sistema de inovação de forma permanente;
  • Metodologia de implementação – elaboração do plano estratégico da empresa, de acordo com esse modelo de governança de inovação;
  • Auditoria interna – avaliação do trabalho feito na etapa de implementação, a fim de identificar possíveis gaps e oportunidades;
  • Auditoria de certificação – realizada por um organismo certificador para validar todos os itens normativos e afirmar se a empresa está em conformidade com a ISO 56002 para emitir o atestado.

 

O cronograma para obter a certificação da ISO 56002 irá variar caso a caso, levando em consideração os recursos financeiros, prazos e metas. De modo geral, a implantação de todos os itens leva em torno de seis meses.

 

Após esse período, a empresa passa pelo processo de acreditação junto a uma certificadora que é credenciada junto ao INMETRO, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 

Quem pode implementar a ISO 56002?

Contar com o apoio de uma empresa especializada em gestão empresarial de inovação, faz toda a diferença para conquistar a certificação ISO 56002. Dentre todas as companhias do mercado, a PALAS é a mais indicada para ajudar sua empresa nessa jornada.

 

Somos a única consultoria nacional a participar do processo de formatação da ISO de inovação, junto ao comitê internacional ISO TC 279. Além de termos participado ativamente da construção dessa norma, somos a única consultoria certificada em todo o Brasil, vivendo exatamente o que levamos aos nossos clientes e sendo coerentes com o que acreditamos ser o melhor para o futuro das empresas.

 

Com diversos cases de implementação, conquistamos a primeira certificação na América Latina, para a MZF4. Ainda, também realizamos o processo de implementação na ATENTO, uma gigante da área de contact center, entre tantas outras empresas de diversos portes e segmentos.

 

Venha conhecer mais sobre nosso trabalho, e como podemos ajudá-lo a levar a inovação ao seu negócio. Entre em contato conosco.

 

Conclusão

Investir na certificação ISO 56002 é um imenso diferencial competitivo no mercado. Felizmente, muitas companhias já notaram tal importância.

 

Até o momento, dez empresas brasileiras já implementaram esta norma. Ainda, cerca de 100 estão no processo de compreender os benefícios em desenvolver este sistema de gestão de inovação como estratégia corporativa.

 

O Brasil está no pódio da inovação mundial, no ranking dos três primeiros países a conquistar esta certificação. Ao iniciar esta jornada no seu negócio, é extremamente importante contar com o apoio de uma consultoria experiente no processo, para auxiliá-lo na conquista das metas desejadas.

 

Em nosso blog, você pode conferir outros conteúdos completos sobre a ISO 56002 e o mercado de inovação. Dê uma olhada, e compartilhe

 

Compartilhe:

Entre em
contato conosco

Iniciar Conversa
Fale conosco!
Fale conosco!