01
- outubro
2019
Posted By : Redacao AAA Inovação
Comentários desativados em Do que é formado um Mindset de Inovação?
Do que é formado um Mindset de Inovação?

Mindset e Inovação, ao fazer a união das palavras que parecem direcionar todas as novas discussões de todo o Brasil, encontramos um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso ou ruína de uma empresa.

Mais do que apenas uma junção de termos virais, o Mindset de Inovação faz com que todo o processo de criação de um profissional se torne mais intuitivo, permitindo que várias idéias inovadoras possam ser colocadas no papel e testadas por equipes focadas em processos disruptivos.

Antes de entender tudo sobre o termo e ver como ele é capaz de auxiliar qualquer profissional e empresa, é importante que você saiba o significado de cada uma das palavras que compõe uma das melhores mentalidades para se desenvolver no ambiente profissional

O que é Mindset?

O termo em inglês significa Mentalidade, que é uma predisposição psicológica, responsável pelo resultado automático na leitura de situações rotineiras.

Mindset é a forma como você vê o mundo, de forma mais específica, é a forma como você enxerga situações profissionais e automaticamente, entende quais os caminhos que deverão ser seguidos para que um problema seja resolvido ou uma atitude seja tomada.

Sua mentalidade é formada por uma coleção de pensamentos e crenças que moldam seus hábitos de pensamento, fazendo com que sua mente siga caminhos óbvios, pré-definidos. Isso é resultado de sua vivência, que fez com que você criasse costumes de pensamentos, que resultam em tudo que você pensa, sente ou faz.

Basicamente, tudo o que você pensa, é guiado pelo seu mindset, pela forma como você está acostumado(a) a enxergar o mundo, as pessoas, os problemas e as soluções. 

Ao buscar mudar seu mindset, você está andando contra a correnteza, fazendo com que sua mente busque entender as coisas de forma diferente, saindo do óbvio e criando novas soluções para os mesmos problemas que, muitas vezes, poderiam parecer impossíveis de resolver.

O que é Inovação? Ela é obrigatoriamente tecnológica?

Inovação não é sobre tecnologia, este é só um meio para o fim.

Inovação é o processo de buscar soluções diferentes, práticas e de alto impacto. Sair do senso comum, escapando de soluções óbvias, resolvendo problemas de um jeito novo e fazendo as coisas de um jeito diferente, isso define inovação. 

Existem várias interpretações incorretas para o que entendemos como Inovação, sendo que a maioria delas é apenas um meio utilizado para poder executar processos inovadores:

  • Tecnologia: Apesar de ser uma forma prática de aplicar inovações, facilitando processos lentos e quebrando burocracias, a tecnologia é apenas um dos recursos, muito utilizado por fintechs.
  • Departamento ou Pessoa: Inovar não deve ser restrito em equipes ou Gerentes de Inovação, deve ser um processo constante em todos os colaboradores.
  • Grandes Idéias: Por mais que Uber, Netflix, Facebook e outras grandes marcas sejam resultado de idéias vindas de visionários, inovação não é sobre ter grandes idéias, é sobre saber executá-las de forma sustentável para a empresa e para os profissionais.
  • Grandes Empresas ou Startups: Não é um grande orçamento reservado para processos inovadores e nem uma empresa jovem que ainda não foi consolidada no mercado que define qual negócio poderá focar em inovação. Todos os setores, empresas e profissionais devem buscar novos processos criativos.

Não é necessário tecnologia para ser inovador(a), é necessário entender que existem muitos problemas que são resolvidos da mesma, por décadas, precisando de uma mente inovadora que busque soluções através de verdadeira inovação.

Então qual é o significado de Mindset de Inovação?

Agora você entendeu que, na verdade, esse termo parece ser um conflito de idéias. Enquanto mindset é um conjunto de pensamentos que resulta sempre na mesma linha de raciocínio, inovação é o processo de sempre pensar diferente, sempre sair do senso comum e criar algo completamente novo e, sempre que possível, simples.

Uma mentalidade inovadora é capaz de nunca se acostumar com linhas óbvias de raciocínio.

Contudo, ao entender esses conceitos, fica claro que o mindset de inovação é quando você cria uma mentalidade que busca sempre se reinventar, está sempre em constante mudança, evitando que processos fiquem engessados, através de uma mentalidade que busca problemas antigos e cria soluções novas. 

É acostumar seu cérebro em não focar nos mesmos caminhos, amadurecendo sua forma de pensar, tendo uma mentalidade capaz de inovar automaticamente, criando um processo praticamente intuitivo. Ao unir várias pessoas com um mindset inovador, é possível implementar uma cultura de inovação em qualquer empresa, onde todos entendem que novos processos são criados, buscando uma melhoria para problemas antigos.

Uma empresa que possui mindset de inovação, não é apenas aquela que possui vários profissionais inovadores e incentiva a criação de novos métodos, mas sim aquela que adapta sua estrutura, metodologia e desenvolve uma gestão de inovação capaz de sustentar novas idéias, investimentos em tecnologia e testes de novos processos.

Busque desenvolver uma mentalidade de inovação constante e incentive seus colaboradores a dedicarem parte do tempo, para buscar novas formas simples de executar tarefas complexas.