A Atento, multinacional líder em soluções de customer experience no Brasil e na América Latina, é a primeira empresa de contact center do mundo a conquistar o certificado da ISO 56.002.
Para obter essa certificação, a empresa passou por um rigoroso processo de avaliação coordenado pela PALAS – consultoria de inovação e gestão pioneira nessa norma no Brasil – que analisou diversas iniciativas de inovação da organização durante cinco meses, garantindo que ela atendesse a todos os requisitos necessários para ser aprovada.
Mas afinal, o que é a ISO 56.002 e quais seus benefícios?
De forma resumida, ela é uma norma que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo por auxiliar as empresas a elaborarem as melhores estratégias e projetos de inovação.
Para conquistá-la, contudo, é necessário seguir uma série de requisitos elaborados com base em oito princípios fundamentais para a gestão de inovação, além de ser aprovada por uma auditoria de certificação que irá comprovar a eficiência do sistema desenvolvido.
Por mais rigoroso que seja, obter o certificado da ISO 56.002 trará diversos benefícios para a sua empresa, fazendo com que cresça e se destaque, assim como a ATENTO. Ficou curioso para saber mais? Então clique no giff abaixo e baixe nosso e-book com as 30 perguntas mais frequentes sobre a ISO de inovação!
Neste texto, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre a ISO 56.002, os benefícios que trará para a sua empresa, e como a PALAS pode auxiliá-lo nesse processo. Vamos lá!
O que é a ISO 56.002?
A ISO 56.002, também conhecida como ISO de inovação, é uma norma de gestão de inovação criada pela International Organization for Standardization (ISO), que estabelece todas as diretrizes para a elaboração de um sistema voltado para a inovação.
Para isso, ela é baseada em oito pilares / princípios: abordagem por processos, liderança com foco no futuro, gestão de insights, direção estratégica, resiliência e adaptabilidade, realização de valor, cultura adaptativa e gestão de incertezas.
Na prática, ela possibilita a criação de uma metodologia para ajudar as empresas a lidarem com as transformações do mercado e como lidar com seus impactos. Após passarem por um rigoroso processo de consultoria e avaliação, as empresas aprovadas recebem o certificado dessa norma que garante a criação de um sistema eficiente de inovação presente no cotidiano da empresa.
Um dos princípios da ISO 56.002 e que ainda gera muitas dúvidas no mercado é que para essa norma, a inovação pode vir de qualquer lugar, seja um produto, serviço, processo, modelo ou método, por exemplo.
Dessa forma, ao contrário do que muitos pensam, o conceito de inovação não está relacionado a uma invenção, mas sim à novidade e valor. Isso significa que ideias e invenções que não contenham a manifestação de valor não podem ser consideradas como inovações.
Por ser algo novo no mercado, o principal desafio enfrentado durante esse processo é criar uma cultura de inovação, fazendo com que as inovações aconteçam de forma sistematizada, e não esporádica. Para ajudar as empresas a conquistarem esse certificado, existem consultorias especializadas que irão coordenar todas as etapas.
No Brasil, a PALAS foi a primeira consultoria de gestão da inovação a conquistar o certificado da ISO 56.002. Seu sócio fundador, Alexandre Pierro, é membro do comitê técnico da ISO internacional e participou da elaboração dessa norma em 2019, em Genebra.
Hoje, a PALAS é referência no setor com uma metodologia única que auxilia as empresas a seguirem todos os requisitos impostos pela ISO para conquistar a certificação de inovação.
Vamos entender melhor sobre esses requisitos.
Quais são os requisitos para obter a ISO de inovação?
Não existe nenhum pré-requisito para as empresas que desejam conquistar a ISO de inovação. Independente de seu segmento, número de colaboradores ou fase do negócio, qualquer organização pode obter este certificado.
A única regra a ser seguida, contudo, é ter um CNPJ. Afinal, a ISO só certifica pessoas jurídicas. Com isso, as empresas já podem começar a implementação dessa norma.
Esse processo abrange uma série de fases e etapas que devem ser seguidas com muito cuidado para garantir sua eficácia: realizar o assessment da empresa, traçar o plano de implementação estabelecendo preço e prazo, escolher os profissionais que irão compor o comitê de inovação, passar por uma auditoria interna e, ao final, pela auditoria de certificação.
Aqui, vale ressaltar que esse processo é totalmente personalizado de acordo com cada empresa, levando em consideração suas necessidades e onde deseja chegar. Sob direção da PALAS, isso fez com que a ATENTO conseguisse se destacar no setor e ser a primeira organização do segmento a obter o certificado de inovação.
Mais abaixo, explicaremos como foi o processo da ATENTO. Mas antes, lançamos uma questão que gera muitas dúvidas: afinal, vale a pena passar por todas essas etapas para conquistar este certificado?
A resposta é sim! Não há dúvidas de que a ISO 56.002 ajudará sua empresa a estabelecer uma gestão de inovação focada em resultados, com ROI mensurado. Vamos entender mais sobre esses benefícios a seguir.
Como a ISO 56.002 pode ajudar sua empresa a inovar?
O primeiro pensamento de muitas pessoas ao ouvirem os princípios da ISO 56.002 é de que essa norma irá engessar os processos criativos da empresa e o lançamento de produtos. Mas não se engane, esse tipo de pensamento está completamente equivocado!
O principal objetivo da ISO de inovação é apontar os melhores caminhos a serem seguidos pelas empresas para que consigam implantar um sistema de gestão de inovação eficaz. Em outras palavras, ela indica as diretrizes e métodos para que cada organização siga seu caminho.
Afinal, não há uma “receita de bolo” para a inovação. Como dissemos acima, ideias inovadoras podem vir de qualquer lugar, e por isso, a inovação deve ser elaborada com base na história da empresa, o que ela já fez e o que deseja conquistar.
Com base nesses métodos e, principalmente, em preparar a mentalidade da empresa para a inovação, seu negócio estará preparado para implementar esse sistema de gestão de inovação – especialmente contando com a ajuda de uma consultoria especializada.
Apesar desse processo poder ser feito sozinho, é importante ressaltar que por se tratar de uma norma de diretrizes, sua implementação acaba sendo subjetiva, o que demanda profundos conhecimentos tanto em sistemas de gestão quanto em inovação.
Dessa forma, podemos afirmar que contar com o apoio de uma consultoria especializada como a PALAS fará toda a diferença para o sucesso da auditoria da sua empresa.
Para comprovar, confira abaixo nosso case de sucesso da ATENTO, e como coordenamos o processo de implementação na empresa.
ATENTO: processo de implementação da ISO 56.002
O processo de implementação da ISO 56.002 na ATENTO foi feito com base em suas necessidades, seguindo todas as etapas que mencionamos acima para garantir a eficiência da gestão de inovação.
Para isso, a PALAS ajudou a Atento a analisar as tendências que podem impactar o seu mercado, além de mapear riscos inerentes ao negócio e criar um funil de inovação, capaz de envolver os colaboradores na busca por ideias que poderiam alavancar a empresa.
Após alinhar os níveis operacionais, táticos e estratégico por meio de uma plataforma digital, as equipes trabalharam de forma sincronizada em torno do propósito da empresa: ser pioneira no desenvolvimento e implantação de projetos de customer experience. Como resultado, a Atento foi aprovada na auditoria de certificação da ISO 56.002.
Com o certificado, a empresa está muito mais preparada para lidar com as transformações e se preparar para as novas necessidades dos consumidores, resultado de um trabalho intenso focado nas melhores ideias de inovação para o negócio.
Quer se tornar uma empresa referência em inovação no seu segmento? Entre em contato conosco e saiba como a PALAS pode ajudar seu negócio a obter essa certificação!